5.8.09

iates.

Iates.


Ou se preferir, ‘Yacht’, é uma embarcação movida a motor ou a vela. No caso das embarcações a vela, o nome mais comum para ser usado é o ‘veleiro’.

Mas você sabe quais são os maiores iates do mundo? Porque alguém compra um? Do que são capazes?

‘Desfilar em barcos colossais é uma disputa masculina. Trata-se, numa simplificação não muito longe da realidade, de uma demonstração de virilidade. É como se os proprietários desses iates gritassem: “O meu é maior que o seu”. O embate é esse mesmo. Quase sempre os automóveis foram símbolos de poder, numa corrida de Ferraris diante de Porsches, de Mercedes contra Jaguares. A novidade, agora, é que essa competição dá-se nos oceanos. Em outros termos: iate é sinônimo de riqueza. Tamanho é documento.’

Revista IstoÉ Dinheiro, 2004.


Para se ter idéia do poder do luxo e do mercado de iates mundial, em meio à crise econômica global onde pudemos observar (e ainda podemos) PIBS dos países mais ricos do mundo caindo, nasceu nos EUA uma empresa de grande porte: Schopfer Yachts. Segundo o próprio site da empresa,


Schöpfer Yachts was founded in 2008 as a US based company dedicated to the pursuit of advanced yacht aesthetics and technology.’


Como lançamento, a empresa divulgou em seu site as projeções do iate Oculus que terá 76,2 metros de comprimento e seu design foi inspirado em mamíferos marinhos como a Orca.




O preço do 'brinquedo' é de aproximadamente 95 milhões de dólares.

Mas para quem achar que o barco é pequeno, a empresa já fez o lançamento oficial do projeto para o Infinitas, novo iate superluxo que traz no design o símbolo do infinito.



Com preço de lançamento de 194 milhões de dólares, barcos como esse podem acomodar até 12 pessoas mais a tripulação.






O design de ambos, criados pela equipe da empresa, liderada pelo designer E. Kevin Schopfer em parceria com Sparkman Stephens, arquiteto naval, prometem ser os mais cobiçados barcos do futuro ainda que não sejam os maiores pelo design inovador e arrojado, promessa da empresa para a nova geração de multimilionários.

Caso você seja dos que acreditam que tamanho sim é documento, então vamos apresentar agora os 5 maiores iates do mundo, começando pelo ainda não inaugurado Eclipse que assim como todo luxo fora da imaginação das pessoas comum foi mandado fazer exclusivamente para a 5 maior fortuna do mundo, o bilionário dono do time de futebol inglês Chelsea, Roman Abramovich.




Com cerca de 170 metros, o iate teve o custo de aproximadamente 300 milhões de euros e estima-se que será concluído em 2010 mas já ocupa o posto do maior iate particular do planeta. Jardim privado e heliponto já são vedetes desses grandes barcos, que agora contam com mini-submarinos para fugas de emergência e até sensores de aproximação de mísseis e outro mimos para a segurança dos bilionários donos desses monstros marítimos.

Nessa lista de poderosos, em segundo lugar está o Dubai ou ex-Golden Star que pertence ao Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum príncipe herdeiro de Dubai e tem de extensão ‘apenas’ 163 metros e tem um preço estimado no valor de 183 milhões de euros. Construído pela empresa Lürsen y Bohm & Voss, o barco tinha sido um pedido de Brunei em 1996 mas acabou sendo comprado ainda antes de ficar pronto pelo principado de Dubai e terminado em 2003.

Comumente usado para receber chefes de Estado, o barco possui cinema, teatro, heliponto e até quadra de squash.

Os próximos na lista possuem características semelhantes inclusive de posse. A terceira maior embarcação, chama-se Prince Abdul Aziz e tem modestos 147 metros e pertence a família real saudita. O quarto maior, o Al Salamah de 138 metros pertence ao príncipe Sultão Abdul Aziz Al Saud herdeiro do Reino da Arábia, deixando 2 posições entre os 5 nas mãos de uma única família.


Prince Abdul Aziz 147m.


Al Salamah, 138m.

A última posição do Top5 fica com o Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft e seu barco chamado Octopus de 128 metros e preço estimado em 200 milhões de dólares que reinou absoluto durante anos como a maior embarcação marítima particular.










Como itens o barco conta com 2 helicópteros, 7 pequenas embarcações e um submarino para 10 pessoas que é preparado para ficar submerso por até duas semanas. O que garante certo sossego para o caso de fugas não previstas ou qualquer tipo de emergência ou mesmo para uma aventura em família ou amigos.

Caso você não tenha o dinheiro suficiente para comprar um desses ‘brinquedos’ aquáticos, sonhar ainda não custa nada.


Fontes: canttim I, canttim II, canttim III, embelezzia, gizmodo, gluvox, IstoÉ Dinheiro,monacoeye, skollenon, tecnosh, veio rosa, wikipedia, zaapnet.

3 comentários:

Fabi disse...

Eu quero o brinquedinho baratinho!

Anônimo disse...

Aê! Ficou bom o post, "mó" completo. =P
Até.

Unknown disse...

Pra que ks? Não preciso com um desses 'YACHS"...
socorro, que mundo é esse!